ruídosilenciosos dentrofora

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Instalação realizada para a exposição individual de mesmo nome ocorrida no Museu Victor Meirelles, Florianópolis, 2013/2014:
Elementos utilizados: fitas de Moebius de diversos comprimentos e larguras, confeccionadas em diferentes materiais tais como cetim, embalagens de plástico e papel, jornal, celofane, revistas, as quais são suspensas e dispostas nas paredes por meio de suportes metálicos; duas fotografias medindo 32,5 x 22 cm cada uma; pontuações em vinil adesivo.

 
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Ruídosilenciosos Dentrofora  

Elaborei um projeto inédito, especialmente concebido para o andar térreo do museu, constituído por uma instalação onde utilizei fitas de Moebius de diversos comprimentos e larguras, confeccionadas em diferentes materiais, como papéis e materiais de embalagem, celofane, cetim, jornal e revistas. Estas fitas foram suspensas na arquitetura da sala por meio de suportes metálicos, e dispostas em distintas posições e alturas, em intervenções que enfatizaram os intervalos e as relações dentro-fora, tanto no que diz respeito aos aspectos espaciais e arquitetônicos (paredes, portas, etc), quanto no que se refere aos aspectos conotativos, simbólicos e outros. As fitas de Moebius são superfícies não-orientáveis, com um único lado e uma única borda. É um espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efetuar meia volta numa delas. Deve o seu nome a August Ferdinand Möbius, que a estudou em 1858.

Desde o início de minha prática artística, em meados dos anos 80, venho utilizando diferentes meios como instalação, fotografia, objetos, múltiplos, impressos diversos e recortes em vinil adesivo, onde são frequentes as noções de inscrição, apresentação, vazio ou intervalo. Algumas características que definem o andamento e o estado atual da minha produção artística dizem respeito às noções de lugar e espaço e ao modo como uma determinada proposta artística se relaciona com a apresentação dentro de um espaço expositivo. A constituição física ou a dimensão perceptiva da obra está relacionada com o contexto de sua apresentação e com as diferentes concepções de arte aí inscritas. Três principais centros de interesse são recorrentes nessas criações: as inscrições e intervenções com signos, intervalos, objetos, textos e pontuações num espaço de apresentação, seja ele expositivo ou não; a utilização de dados presentes nesse contexto como elementos constitutivos das proposições artísticas produzidas e a investigação sobre os processos de apresentação, em sua relação com a noção de arte.

Hélio Fervenza

Ruídosilenciosos Dentrofora
De 11 de novembro de 2013 a 15 de fevereiro 2014
Museu Victor Meirelles, Florianópolis/SC